O que colocar no objetivo do currículo para primeiro emprego

O que colocar no objetivo do currículo para primeiro emprego

O mercado de trabalho está cada vez mais concorrido e para piorar, estamos em um momento em que o número de desempregados e pessoas na informalidade está muito alto. Portanto, se destacar na busca por emprego é um caminho muito importante.

Na maior parte das vezes os recrutadores, ao menos os profissionais, vão realizar uma triagem de currículos e levará menos de um minuto para olhar cada um. Informações como lugar onde mora, foto e objetivo serão os primeiros a serem analisados e talvez os únicos itens do seu currículo que passem por uma avaliação prévia.

Então, precisamos te ajudar a descobrir o que colocar no currículo e preencher de forma clara, objetiva e assertiva o objetivo do currículo, mas também elaborar uma apresentação que chame a atenção dos recrutadores para que você tenha uma oportunidade de se vender e falar das suas habilidades e trajetória.

Qual seu objetivo profissional no primeiro emprego?

É preciso ter certeza do que busca, se é uma fonte de renda e qualquer trabalho vale, se é um emprego onde pode construir uma carreira e ascender profissionalmente. Isso vai significar um peso bem diferente para a forma como fará o seu currículo, ou os seus currículos.

Para quem busca uma carreira, a construção do currículo segue outro padrão. Mas isso também é orientado pelo que a pessoa quer. Uma possibilidade é escolher duas ou três empresas e preparar o currículo pensando nos requisitos que ela tem buscado nas últimas vagas que são do seu interesse e ressaltar isso no seu currículo.

Já para quem só quer um emprego, o ideal é fazer o mesmo. Mas tendo sempre em mente uma coisa: procure as melhores empresas do mercado. As demais provavelmente vão buscar profissionais com as mesmas competências e habilidades.

Portanto, seja só um emprego ou uma oportunidade para fazer carreira, é preciso estar alinhado com o mercado, saber o que ele busca e precisa e se encaixar nisso para ser absorvido.

Nos momentos de crise isso é crucial, visto que com o alto índice de desemprego, em muitas profissões não faltam pessoas com experiência disponíveis. O que torna a disputa mais difícil para quem está buscando a primeira inserção no mercado.

Por que os recrutadores deixam de lado um currículo

Muitas pessoas no desespero de conseguir um emprego começam a se candidatar em qualquer vaga de trabalho. Nem sempre lêem as exigências e se inscrevem no processo seletivo. Confiam na sorte e infelizmente se o perfil dela não combinar com a vaga, sequer receberá uma ligação ou um e-mail para avisar da desqualificação na seleção.

Outro fator de eliminação são os erros de português no currículo. Eles são responsáveis por algumas eliminações. Mas isso se o recrutador perceber. Como falamos de pessoas, pode ser que o recrutador não perceba o erro por não considerar um erro, pelo vício  ou cansaço que adquire ao analisar vários currículos. Porém, não conte com o erro de outra pessoa, conte com o seu acerto e não seja eliminado de processos seletivos por questões bobas.

Informações obrigatórias que devem estar no currículo

Seu objetivo pode estar muito bem definido, mas faltam informações de contato,bairro de residência e coisas do tipo. Bom, isso não pode ocorrer, existem informações que precisam estar no currículo. 

A primeira delas é o seu nome e a segunda, o seu contato. Seja e-mail, telefone ou os dois. A idade o local onde reside também é importante.

Algumas empresas gostam de ver o endereço completo com CEP, telefone, estado civil e foto. Mas isso não é obrigatório. se você preferir não colocar foto, ou só o bairro onde reside já é suficiente.

Essas informações todas podem ser obtidas em um segundo momento quando o entrevistador te chamar para a entrevista, que será o momento em que você poderá se apresentar e defender porque sua contratação é a ideal para esse vaga e como você pode auxiliar no aumento da produtividade da empresa.

Uma questão muito importante é a sua formação e os cursos que já fez. Você precisa colocar pelo menos o seu grau instrucional mais alto. Caso seja de nível superior, coloque também a instituição de ensino, ela pode abrir portas no mercado de trabalho.

E os cursos de qualificação são uma ótima forma de demonstrar interesse e que você possui habilidades mais apuradas. Se não tiver nenhum, procure algum na internet, existem sites especializados em cursos e que oferecem certificados.

Além disso, você pode buscar informações no Youtube.para se capacitar e ver onde precisa buscar mais informações.

Mas qual meu objetivo para o primeiro emprego?

Bom,  depois de tantas dicas  para impulsionar a qualidade da sua apresentação profissional. Mas se o objetivo no início do currículo é tão importante, como lidar com ele, o que colocar lá?

Bom, vamos a algumas dicas super importantes:

  • Seja Original

Se o recrutador perceber que você copiou o objetivo de um modelo de internet, ou se for aquela coisa impessoal, você pode ser excluído do processo por isso. Então se lembre que é o seu currículo, a ferramenta que você vai apresentar você para o recrutador. Se empenhe e tente imprimir a sua identidade profissional.

  • Evite o senso comum

“Meu objetivo é desenvolver um bom trabalho e me desenvolver profissionalmente”. Isso é senso comum e impessoal. Ao invés de ser genérico, tente dizer que habilidades você quer desenvolver: melhorar suas habilidades de mediação de conflitos, melhorar o seu domínio em determinada área de seu interesse profissional.

  • Se apresente e diga suas habilidades

Esse espaço não é apenas para definição de objetivos, mas também para apresentar suas habilidades. Você pode se apresentar em um texto curto. Por quê não falar da sua formação e quais habilidades deseja aprofundar nesse novo desafio?

  • O que você pode fazer pela empresa?

O seu desenvolvimento pessoal e profissional são muito importantes. Mas as empresas também querem saber o que você pode fazer para contribuir com o desenvolvimento da instituição. Da sua capacidade em se adequar às normas, aos valores e como poderá contribuir para o alcance da missão e construção da visão de mundo daquela instituição.

Conclusão

Investir na própria apresentação em uma entrevista de emprego é o melhor caminho para conseguir obter sucesso. Cada vaga é uma vaga e em cada uma você pode escrever objetivos que se adequem melhor às atribuições do cargo em que está se candidatando e ao que você sabe e percebe da cultura organizacional da  empresa.

É notório que ter uma boa apresentação em uma vaga de emprego é mais interessante que mandar muitos currículos genéricos. Dessa forma, você pode conquistar uma colocação no mercado de forma mais rápida e eficaz.

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *