Por que Devemos te Contratar?

Por que Devemos te Contratar?

Algumas perguntas são bastante comuns em processos seletivos. Os questionamentos sobre “por que devemos te contratar” e
Fale um pouco sobre você” são muito utilizados.

Geralmente, os candidatos ficam preocupados ou não sabem como responder, mesmo sabendo que os recrutadores sempre abordam essa questão.  

Pensando nisso, vamos ensinar a partir de agora como responder esse questionamento da melhor forma. 

Além disso, você terá acesso a dois modelos de respostas para facilitar os seus argumentos. 

Quer ter mais sucesso em processos seletivos? 

Então, continue lendo este artigo e aprenda agora mesmo como responder uma das perguntas mais temidas das entrevistas de empresas. 

Vamos lá? 

Como responder: “por que devemos te contratar”? 

Existem algumas orientações que são essenciais para responder essa pergunta.

Conheça abaixo! 

Entenda o lado do recrutador 

O melhor jeito de ter sucesso com essa pergunta é se colocar no lugar do recrutador. 

Esse profissional conhece todas as informações sobre a empresa e a vaga que está disponível na organização. 

No entanto, ele sabe poucos detalhes sobre a sua história, afinal, ele só tem conhecimentos do seu perfil por meio do currículo, do resumo profissional e das informações na entrevista. 

A missão do recrutador é descobrir nas próximas etapas todas as informações sobre a sua vida profissional. 

Por isso, ele espera que você traga outros dados que melhorem o seu nível de compatibilidade com a posição. Assim, conquistará um diferencial competitivo em relação aos outros candidatos. 

Use as suas experiências profissionais 

Ao ouvir a pergunta “por que devemos te contratar”, você deve utilizar como resposta as experiências da sua carreira profissional e como elas ajudaram a alcançar resultados positivos em diversos projetos.

Você pode falar sobre a resolução de um problema, um projeto que construiu na empresa, uma negociação, entre outros momentos. 

A dica é mostrar aos recrutadores como essas qualificações podem ajudá–los no futuro emprego. 

Seja objetivo 

Outra dica interessante é que o candidato não pode incluir diversas informações nessa pergunta. Seja objetivo e selecione as histórias mais importantes para a vaga. Em até um minuto, você consegue apresentar uma ótima resposta ao recrutador. 

Evite ‘vender o peixe’ com as suas dificuldades 

Um dos erros mais frequentes nas entrevistas de emprego é utilizar o lado emocional para conquistar a atenção do recrutador. 

A sinceridade em relação a sua realidade atual e os problemas financeiros podem não transmitir uma boa imagem ao recrutador. 

No processo seletivo, você deve ter cuidado com a inteligência emocional e mostrar ao profissional que é possível desempenhar suas tarefas diárias sem ser afetado pelos problemas pessoais. 

Portanto, evite respostas que tenham uma linha emotiva como “estou precisando bastante dessa oportunidade” ou “as minhas contas estão no vermelho e preciso desse emprego imediatamente”. 

Claro, os recrutadores entendem que é um cenário muito complicado, no entanto, ele não será determinante no processo seletivo. 

Foque nas suas qualidades 

A competição entre os candidatos não pode servir como desculpa para abordar pontos negativos sobre um determinado profissional. 

Portanto evite encarar o processo seletivo como uma disputa na qual o seu único objetivo é superar o seu adversário. 

O seu foco deve ser mostrar os pontos positivos sobre o seu perfil, histórico profissionais ou outras informações relevantes que impactaram a sua carreira de alguma forma. 

Cite informações verdadeiras 

Na entrevista de emprego é comum citar qualificações ou experiências que não podem ser comprovadas. Então, recomendamos que elimine esse tipo de comportamento em sua resposta. Caso contrário, poderá prejudicar a sua reputação no futuro. 

Treine, treine e treine 

O treinamento pode ser feito de duas maneiras: individual ou em duplas. 

Na primeira alternativa, você pode treinar a sua fala de frente para o espelho. Dessa forma, consegue observar não só a comunicação, mas também a linguagem corporal. Assim, saberá onde está errando e como pode melhorar no discurso. 

A outra alternativa é em dupla. Você pode convidar um amigo ou parente para avaliar a sua performance. Esteja preparado para lidar com as críticas e use as análises ao seu favor para avançar na carreira. 

Quais são os melhores modelos de respostas? 

Grande parte das empresas descrevem na vaga todos os requisitos que são necessários para ocupar um cargo na organização. Por isso, você deve utilizar esses dados ao seu favor. 

Um bom candidato é aquele que lê o anúncio da vaga com bastante atenção, analisa os requisitos e identifica quais são as habilidades que têm mais experiência. 

Para que você tenha mais confiança na resposta, veja abaixo dois exemplos para abordar na entrevista de emprego. 

  • Assistente de atendimento 

Função: atender os clientes presencial, por meio das redes sociais, telefone e-mail. Utilizar o conhecimento sobre o serviço para resolver problemas e finalizar os pedidos. 

Requisitos: habilidade com comunicação oral e escrita; facilidade para resolver problemas de nível básico, médio e avançado; saber ouvir as reclamações dos consumidores e garantir uma boa postura, zelo e proatividade. 

Para essa situação, você pode responder o recrutador de duas formas. 

  • Primeira resposta: “Considero que você deve me escolher porque tenho proatividade, disciplina e dedicação com as tarefas diárias, além disso tenho capacidade para atender vários tipos de clientes, solucionar problemas e comunicar de forma clara tanto presencialmente como nos meios digitais. Quando desempenhei a função de assistente administrativo na empresa WL, precisei lidar com esses mesmos desafios e obtive bastante sucesso. No entanto, tive vários aprendizados com as situações adversas e com os problemas dos clientes”.
  • Segunda resposta: “tenho 7 anos de experiência com atendimento ao cliente e, durante esse período, pôde potencializar as minhas qualificações no atendimento ao cliente, comunicação oral e escrita e na resolução de problemas. Sou muito prestativo, cuidado e atencioso na relação com os clientes e com a minha equipe, além disso gosto sempre de ter um pensamento fora da caixa. Por isso, considero que a empresa terá muitos benefícios com a minha contratação”.  

As respostas para essa pergunta sempre melhoram ao longo do tempo. Portanto, busque treinar o que será dito ao recrutador. Assim, terá confiança e naturalidade durante o momento da entrevista. 

Você deve estudar todos os detalhes sobre a vaga para acertar na pergunta “por que devemos te contratar”. Em um primeiro momento, ela parece um bicho de sete cabeças. No entanto, após as nossas dicas, terá mais confiança para surpreender o recrutador com a sua resposta.

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *