O que Colocar no Resumo Profissional do Currículo

O que Colocar no Resumo Profissional do Currículo

A função de um resumo profissional é sintetizar o histórico do candidato, destacando as suas principais qualidades. O conteúdo deve despertar curiosidade no recrutador ao ponto dele continuar a leitura. 

O principal desafio do resumo profissional é prender a atenção do recrutador imediatamente assim como ocorre em uma propaganda de televisão ou em uma reportagem. 

Um resumo profissional não pode ser feito de qualquer forma. Ele deve seguir algumas características para alcançar o resultado desejado. 

Um bom resumo é aquele que tem objetividade, é alinhado conforme o objetivo profissional, além de ter uma formatação correta. 

Quer saber mais informações sobre o resumo profissional para currículo

Neste artigo, vamos explicar os principais detalhes sobre essa ferramenta que pode influenciar em sua próxima contratação. 

  • Por que é importante o resumo profissional para currículo?
  • Quais são as informações mais importantes em um resumo profissional?
  • Como escrever um resumo profissional para currículo?
  • Quais são os melhores modelos de resumo profissional para currículo?

Continue lendo este artigo e tire todas as suas dúvidas! 

Por que é importante o resumo profissional para currículo? 

O resumo profissional para currículo é fundamental para as pessoas que estão procurando um emprego ou uma nova oportunidade no mercado de trabalho. Ele é útil para todos os tipos de cargos, desde estagiário até posições de CEO nas empresas. 

Grande parte das empresas recebem milhares de currículos todos os meses. No entanto, poucas pessoas levam em consideração a importância do resumo profissional. O investimento nesse tópico prende atenção do recrutador durante o processo seletivo. 

O resumo profissional para currículo é a oportunidade de “vender” a sua imagem. Por meio dessa ferramenta, você consegue mostrar as suas habilidades e experiências de forma condensada. 

Quais são as informações mais importantes em um resumo profissional? 

Algumas informações são essenciais no resumo profissional para currículo. 

Conheça abaixo as mais importantes! 

  • Período de experiência: o tempo em que você tem experiência na área em que pretende se candidatar;
  • Áreas em que trabalhou: listar quais foram as áreas em que já trabalhou ao longo da carreira. Você deve mostrar como essas experiências podem ajudar no cargo que está se candidatando;
  • Formação:o candidato deve informar qual é o seu curso de formação. Se ele ainda não for concluído, recomenda-se destacar o período de estudo (matutino, vespertino ou diurno). Assim, o recrutador tem uma visão mais completa sobre a sua disponibilidade; 
  • Softwares e idiomas: o profissional deve mostrar ao recrutador quais são as suas habilidades. É importante dizer as ferramentas que ele tem conhecimento assim como os idiomas. Dependente do cargo, a experiência em Excel, Word e PowerPoint é determinante na escolha do candidato;
  • Certificações: as certificações também são muito importantes no resumo profissional para currículo. Você deve adicionar a instituição, o mês e a carga horária. 

O candidato deve conhecer todos os detalhes sobre a empresa para entender quais são as informações mais relevantes para aquela posição. 

Como escrever um resumo profissional para currículo? 

Existem diversas dicas que ajudam a escrever um resumo profissional para currículo de forma eficiente e prática. 

Destaque informações com bullets

O candidato deve facilitar a leitura e a interpretação do recrutador. Portanto, use os bullets para destacar alguns itens. Ele pode ser utilizado para listar, por exemplo, as ferramentas que têm mais habilidade ou os cursos que têm certificados. 

Mostre os seus resultados 

Não importa o seu nível hierárquico ou a sua posição. Você deve mostrar os resultados que conquistou como profissional e os projetos que ajudaram a promover na empresa. Porém, isso deve ser feito com poucas palavras para não incomodar o recrutador. 

Resume o seu conteúdo 

O tempo é um dos maiores inimigos dos recrutadores. Eles têm vários currículos para analisar todos os dias. Então, use a sua capacidade de síntese para que o profissional leia o seu conteúdo até o fim. 

Alguns profissionais têm o hábito de incluir o currículo na internet. 

Se você pretende migrar o conteúdo para o mundo digital, recomendamos utilizar as palavras mais adequadas, isto é: as palavras – chave que ajudam a posicionar o seu conteúdo nas primeiras posições do Google. 

Liste os tópicos mais importantes 

O espaço no resumo profissional não é longo. Portanto, tente destacar os tópicos que considera mais importante para a vaga. Se o conhecimento em inglês é fundamental para a posição, mostre essa informação no resumo. 

Tenha autoconhecimento 

O autoconhecimento é fundamental ao escrever um resumo profissional para currículo. 

Você deve conhecer quais são as suas habilidades para destacar nesse tópico. 

Portanto, separe um período do seu dia para listar as suas características mais marcantes. Lembre-se de adicionar cursos, ferramentas, metodologias, entre outras habilidades. 

Assim, poderá incluir somente informações verdadeiras em seu currículo. 

Alguns livros ajudam a potencializar o autoconhecimento. 

  • Propósito – Sri Prem Baba;
  • O Poder do Agora – Eckhart Tolle;
  • Inteligência Emocional – Daniel Goleman;
  • O Livro do Ego: liberte-se da ilusão – Osho;
  • A Arte da Felicidade – Dalai Lama e Howard C. Cutler;
  • O Poder do Hábito – Charles Duhigg;
  • O Efeito Sombra – Deepak Chopra e Marianne Williamson;
  • As Sete Leis Espirituais do Sucesso – Deepak Chopra;
  • Os 7 Hábitos das Pessoas Altamente Eficazes – Stephen R. Covey;
  • Desperte Seu Poder – José Roberto Marques.

Assim você estará mais preparado para fazer o autoconhecimento e escrever o seu resumo profissional para currículo. 

Quais são os melhores modelos de resumo profissional para currículo? 

Agora que você já sabe o que é resumo profissional para currículo, como ele funciona e por que é importante, que tal conhecer alguns exemplos para servir de inspiração? 

Modelo 1 

  • Cargo: recepcionista com 2 anos de experiência 

Desenvolvo um trabalho voluntário há três anos e meio em uma fundação que ajuda mulheres com câncer de mama. Diariamente, atendo as pessoas e sou responsável pela recepção.  

Curso o sétimo período de Administração na UFMD no período diurno. O talento no pacote Office (Word, Excel e PowerPoint) é determinante para desempenhar atividades como gestão de agenda, controle de horários e outras tarefas. 

Procuro uma oportunidade no setor de atendimento. Por isso, conclui o curso de férias de recepcionista do Senac, em julho de 2015, com 206 horas. 

Modelo 2 

  • Cargo: assistente contábil 

Possuo três anos de experiência como assistente contábil, em tarefas como: auxiliar na elaboração de balancetes e demonstrativos, realizar a execução e controle de planilhas e relatórios de contabilidade.

Tenho formação em Ciências Contábeis na Faculdade Azevedo Melo. Possuo conhecimento avançado no pacote Office (Excel, PowerPoint e Word).

Em agosto de 2007 fiz um curso presencial de Contabilidade Regulatória pela FIPEDAFI. 

Modelo 3 

  • Cargo: analista de TI 

Possuo dez anos de experiência como analista de TI direcionado para administração de servidores Linux Slackware e Ubuntu.

Tenho conhecimentos avançados na configuração e otimização de servidores de aplicações Java (Tomcat e Glassfish) e Apache, MySQL e PHP.

Tenho formação em Sistemas de Informação pela Qualidade e possuo certificado de proficiência em inglês

Em julho de 2016, participei do 7º Congresso Brasileiro de Software Livre e Tecnologias Abertas, realizado em Belo Horizonte, Minas Gerais. 

O resumo profissional para currículo não pode ser ignorado pelos candidatos. Portanto, tenha cuidado com essa etapa para adicionar as melhores informações e surpreender os recrutadores. 

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *